O Programa O Programa

O Programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos está vinculado ao Departamento de Micologia, do Centro de Biociências da UFPE e tem por objetivo a formação de pessoal qualificado nas diversas áreas da Micologia.
 
Criado em 1980, com o nome de Mestrado em Criptógamos, sob a responsabilidade dos Departamentos de Botânica e Micologia, tinha três áreas de concentração: Micologia, Ficologia e Briologia / Pteridologia. 
 
Em 1997, por recomendação da CAPES, considerando a predominância da área de Micologia sobre as demais, o Curso foi reestruturado, passando a Mestrado em Biologia de Fungos, com as outras áreas sendo incorporadas pelo Mestrado em Biologia Vegetal. 
 
Em 2000 o Curso foi ampliado, criando-se o nível Doutorado, daí a atual denominação de Pós-Graduação em Biologia de Fungos. Em 2016, as linhas de pesquisa foram atualizadas para Taxonomia e Ecologia de Fungos e Genética e Biologia Molecular de Fungos como linhas de pesquisa na área de Micologia Básica, e Fungos de Interesse Agronômico, Fungos de Interesse Biotecnológico e Fungos de Interesse Médico na área de Micologia Aplicada. Em 2021, Micologia Básica passou por reformulação com a extinção das linhas de pesquisa Taxonomia e Ecologia de Fungos e Genética e Biologia Molecular de Fungos e a criação da nova linha de pesquisa Diversidade, Conservação e Biologia Molecular de Fungos. Micologia Aplicada se manteve com as mesmas linhas.
 
O Curso está credenciado pelo MEC (Portaria 490/97) e classificado pela CAPES, avaliação quadrienal 2017-2020, com o conceito 6 e reconhecido pelo Ministério da Educação pela Portaria 1077/2012.
 
 
O Programa está consolidado e, desde sua criação, formou até 2021, 377 mestres e 131 doutores em Biologia de Fungos.
 
 
Mestrado
 

Em 1997, por recomendação da CAPES, o Mestrado em Criptógamos foi reestruturado, passando a Mestrado em Biologia de Fungos.

Para obtenção do grau de Mestre(a) em Biologia de Fungos, é exigido que o(a) aluno(a):

  • Permaneça no Curso por um período mínimo de 12 meses, ou máximo de 24 meses;
  • Complete um mínimo de 24 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias e 8 em disciplinas eletivas;
  • Realize atividade de pesquisa e tenha aprovada uma dissertação na área de concentração escolhida.

 

Doutorado

O curso em nível Doutorado foi autorizado pelo MEC em 2000.

Para obtenção do grau de Doutor(a) em Biologia de Fungos, é exigido que o(a) aluno(a):

  • Permaneça no Curso por um período mínimo de 24 meses, ou máximo de 48 meses;
  • Complete um mínimo de 24 créditos, sendo 8 em disciplinas obrigatórias e 16 em  eletivas;
  • Seja aprovado em Exame de Qualificação até o 30 mês;
  • Realize atividade de pesquisa e tenha aprovada uma tese na área de concentração escolhida.

 

Planejamento estratégico baseado na autoavaliação (PPGBF 2021)