Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 2009 e oferece curso de Mestrado Acadêmico, com caráter multiprofissional. O PPGSC está vinculado ao Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo conduzido, principalmente, por docentes da Área de Saúde Coletiva – Coordenação da Área Acadêmica de Saúde Coletiva desta instituição. Busca contribuir com o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como com atividades junto aos serviços de saúde e instituições de saúde pública do estado e região Nordeste.
- Objetivo Geral:
Gerar conhecimento em Saúde Coletiva e áreas afins e habilitar profissionais para a compreensão dos problemas de saúde.
- Objetivos Específicos:
a) Proporcionar formação especializada de profissionais da saúde e de áreas afins, para atuarem na docência, na pesquisa e na gestão dos sistemas e serviços de saúde no campo da Saúde Coletiva;
b) Produzir conhecimentos técnico-científicos que contribuam para a intervenção eficaz sobre os problemas sanitários em nível local, regional e nacional;
c) Fomentar a cooperação técnico-científica com outras instituições de Ensino e Pesquisa, com instituições de saúde e instâncias de controle social.
Encontram-se entre os nossos alunos, docentes procedentes da UFPE e de outras instituições de ensino superior local e regionais, além de profissionais que atuam nos serviços de saúde das redes estadual e/ou municipal, observando-se um interesse crescente por parte de candidatos oriundos de outros Estados do Nordeste.
As disciplinas obrigatórias do mestrado visam subsidiar uma postura crítica sobre a literatura da área desde a elaboração do projeto até a redação da dissertação. As disciplinas eletivas visam aprofundar o conhecimento em relação ao objeto de estudo escolhido para a dissertação.
O PPGSC tem trabalhado para o fortalecimento institucional da pós-graduação à luz das diretrizes do Plano Decenal de Pós-graduação 2010-2020. O corpo docente do PPGSC possui formação sólida, todos com titulação em nível de Doutorado, em universidades nacionais e estrangeiras. Atualmente possui 12 (doze) docentes permanentes e quatro colaboradores. Todos os professores do programa pertencem a grupos de pesquisa cadastrados na plataforma Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, certificados pela UFPE.
A maioria dos projetos de pesquisa foi contemplada com alguma forma de financiamento via instituição de fomento à pesquisa, na modalidade bolsa e/ou outro auxílio financeiro e contemplam temas estratégicos nas áreas de epidemiologia; política, planejamento e gestão; ciências sociais em saúde e mais recentemente, práticas integrativas e redes de atenção. Abrangem, ainda, temas emergentes, relativos às áreas de economia da saúde e saúde bucal coletiva que propiciou o surgimento de grupos de pesquisa que agregam pesquisadores de diversos departamentos e programas de pós-graduação da UFPE.
Sua produção científica está em consonância com a agenda de prioridades em saúde elaborada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/MS) e com as diretrizes da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Além disso, vários docentes do PPGSC têm participado de cooperação internacional para a capacitação profissional e fomento à produção técnico-científica.