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Publicações da Prograd Publicações da Prograd
Estudos continuados na UFPE: reflexões e proposições no contexto de pandemia
Esta coleção é composta por três volumes, intitulados Guia do/a Estudante (volume 1), Guia do/a Docente (volume 2) e Guia do/a Coordenador/a de Curso (volume 3) e apresenta informações acerca do que estabeleceu a Resolução nº 08/2020 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão-CEPE, que regulamenta o Calendário Acadêmico Suplementar (CAS) para os cursos presenciais de graduação na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, frente ao contexto de Pandemia da Covid-19.
A referida Resolução foi fruto de um diálogo coletivo e democrático realizado com a comunidade acadêmica, levando em consideração o debate em âmbito nacional nesse momento de necessidade de nos mantermos em distanciamento social.
Nesta Coleção, você encontrará orientações sobre a implantação dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE) nos cursos de graduação presenciais da UFPE, vivenciados no semestre 2020.3, bem como procedimentos adequados às coordenações de cursos, professores e estudantes da graduação. Da mesma forma, apresentamos conceitos, procedimentos e atividades relacionadas a essa proposta. Além disso, aprofundamos as discussões sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, considerando a garantia da aprendizagem sólida, significativa, contextualizada e crítica, para todos e todas, indistintamente.
Graduação na UFPE em tempos de pandemia e isolamento: princípios e proposições para o ensino regular
A coleção Graduação na UFPE em Tempos de Pandemia e Isolamento: Princípios e Proposições para o Ensino Regular trata de temáticas pertinentes ao contexto de ensino remoto adotado na UFPE por determinação do MEC (Lei 14.040) em decorrência da pandemia iniciada no ano de 2020, e subsidia estudantes, docentes, técnicos administrativos em educação na realização de atividades de ensino, aprendizagem e avaliação.
Esta coleção é composta por três volumes, intitulados Guia do/a Estudante (volume 1), Guia do/a Docente (volume 2) e Guia do/a Coordenador/a de Curso (volume 3) e apresenta informações acerca do que estabeleceu as Resoluções nº. 23/2020 e nº. 28/2021 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE e do plano de retomada dos semestres regulares a partir do diálogo entre os diversos setores da comunidade acadêmica, levando em consideração o debate nacional entre as IFEs, bem como as recomendações dos órgãos que regulamentam as questões de saúde pública.
A partir da flexibilização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996, através da Lei 14.040, no que concerne a quantidade de dias letivos, forma de execução do ensino, possibilidades de avaliação e flexibilização das práticas profissionais, a UFPE revisitou seus normativos (resoluções e instruções normativas). Além disso, realizou reuniões com os cursos de graduação a fim de possibilitar a execução do ensino e da avaliação de forma adequada, com garantia da aprendizagem em uma perspectiva diversa, inclusiva e plural. A flexibilização dada a LDB está limitada pela Lei 14.218, até o final do ano letivo 2021.
Nesta Coleção, você encontrará orientações sobre como aconteceram as atividades acadêmicas regulares no decorrer dos anos letivos 2020 e 2021. O formato de atividades durante os semestres regulares da graduação ocorreu de forma diferente daquele vivenciado em 2020.3. Nesse sentido, a Prograd estabeleceu conceitos, procedimentos e atividades que devem ser seguidos a fim de viabilizar a garantia da qualidade do ensino e da aprendizagem na formação profissional dos discentes. Além disso, aprofundou as discussões sobre os processos de avaliação a fim de assegurar uma aprendizagem sólida, significativa, contextualizada e crítica, para todos e todas e nas mais diversas áreas do conhecimento indistintamente. Neste processo, foram viabilizadas diversas formas e ações e procedimentos com foco na permanência e êxito do estudante quanto ao processo escolar.
Esse material tem o objetivo de ser lido e avaliado por estudantes, docentes, técnicos, bem como coordenação de cursos, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleos de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP), colegiados de curso, dentro outros, principalmente, por se tratar de um novo formato de atividades da graduação, repleto de informações, possibilidades e conhecimentos.