Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Segundo Simpósio de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo promove debates sobre feminismos e neoliberalismo
Notícias Notícias
Segundo Simpósio de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo promove debates sobre feminismos e neoliberalismo
O evento ocorre de hoje até quinta (dias 3 a 5), de forma virtual, pelo canal do Fegeccap UFPE no YouTube
O Núcleo de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo (Fegeccap), grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculado à UFPE, realiza a segunda edição do Simpósio de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo. Com o tema “Feminismos e neoliberalismo: da financeirização da vida ao empreendedorismo”, o evento ocorre de hoje até quinta-feira (dias 3 a 5), de forma virtual, por meio do canal do YouTube do Fegeccap UFPE, reunindo pesquisadores, estudantes e interessados em reflexões críticas sobre as interseções entre gênero, capitalismo e consumo.
A mesa de abertura será realizada das 17h às 19h de hoje (3), e discutirá o tema “Feminismo de mercado e narrativas empreendedoras”. A abertura será conduzida por Mateus de Melo Albuquerque (UFPE/Fegeccap), com palestras da professora Soraya Barreto Januário (UFPE/Fegeccap) e do professor Vander Casaqui (Universidade Paulista - UNIP). O debate será mediado por Lydia Barros (UFPE) e contará com Carolina Falcão (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/Fegeccap) como debatedora.
Amanhã (quarta, 4), as discussões continuam com três seminários. Pela manhã, o seminário “Neoliberalismo, pós-feminismos e antifeminismos” vai abordar os impactos do neoliberalismo nas práticas e discursos feministas, destacando como a lógica de mercado influencia o ativismo e o consumo. À tarde, o seminário “Empreendedorismo feminista: discursos e representações midiáticas” vai refletir sobre o papel das redes digitais na construção da imagem da mulher empreendedora e os desafios impostos às mulheres no cenário contemporâneo. Encerrando o dia, o seminário “Feminismos, trabalho, esfera pública e neoconservadorismo” vai explorar temas como ciberfeminismo, capitalismo e a política de cuidados, abordando desafios históricos e contemporâneos.
Já no dia 5 de dezembro, a programação do simpósio traz pela manhã o minicurso “Toda empreendedora é empoderada? Reflexões críticas sobre empoderamento”, com Danyelle Alves (UFPE/Fegeccap); e a oficina “Leitura crítica da mídia”, com a professora Ana Veloso (UFPE/Observatório de Mídia - Obmídia). À tarde, a mesa “Comunicação como direito, e não como mercadoria”, será realizada em parceria com a Rádio Paulo Freire e o Obmídia. A mesa de encerramento terá como tema “Políticas neoliberais, neoconservadorismo e movimentos feministas”.
O 2º Simpósio de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo é realizado pelo Fegeccap em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFPE. A programação completa está disponível no site do evento.