Notícias Notícias

Voltar

UFPE tem recorde de inscritos nos vestibulares dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Letras-Libras

Em 2025, as novas turmas contarão com 40 novos estudantes indígenas e com 30 alunos de Letras-Libras, sendo 16 deles surdos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) bateu o recorde de inscrições nos vestibulares dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Letras-Libras para ingresso em 2025. Oferecida no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), a Licenciatura Intercultural Indígena fechou turma com 40 novos estudantes indígenas; enquanto que a graduação em Letras-Libras, oferecida no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife, terá 30 alunos, sendo 16 deles surdos.

Para a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva, o “sucesso desses processos seletivos demonstra o compromisso da UFPE com a inclusão e a diversidade, garantindo o acesso à educação superior para diferentes grupos”. Magna explica que, no caso da Licenciatura Intercultural Indígena, o grande número de inscritos foi resultado de reformulação implementada no instrumento de avaliação dos candidatos.

Já na licenciatura em Letras-Libras, a inovação se deu no processo de inscrição dos candidatos. “Após cinco anos, voltamos a alcançar o público-alvo no curso de Letras-Libras, com os estudantes surdos constituindo a maioria da turma. E ainda contamos com uma lista de espera, demonstrando o grande interesse no curso”, explica ela.

SOBRE OS CURSOS - A Licenciatura Intercultural Indígena é destinada à formação de professores indígenas para atuar em escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com enfoque nas áreas de Línguas, Artes e Literatura; Ciências da Natureza e Matemática; e Ciências Sociais. O projeto pedagógico do curso foi construído com base nos marcos regulatórios em vigor na UFPE e no Brasil, bem como nas determinações e orientações oficiais para formação de professores, em específico, professores indígenas.

O curso de licenciatura em Letras-Libras é vinculado ao Departamento de Letras, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC), do Campus Recife da UFPE. Ele oferece 30 vagas anualmente, sendo 22 delas para surdos e oito para candidatos ouvintes, com entrada no segundo semestre letivo. O curso tem como objetivo formar profissionais para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira ou segunda língua, no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Data da última modificação: 05/11/2024, 15:57