- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Vitória/
- Centro Acadêmico de Vitória (CAV)/
- Avisos do CAV/
- Horta inclusiva com jardim sensorial é inaugurada no Centro Acadêmico de Vitória
Destaques do CAV Destaques do CAV
Horta inclusiva com jardim sensorial é inaugurada no Centro Acadêmico de Vitória
A horta inclusiva é composta por um jardim sensorial, onde são cultivadas espécies vegetais selecionadas para despertar os sentidos humanos, como tato, olfato, paladar e visão
O Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, passa a contar com uma horta inclusiva, inaugurada ontem (26). O projeto de extensão, coordenado pelo professor René Duarte Martins e pela técnica administrativa Natalia Lins, que visa proporcionar atividades laborais em hortas inclusivas, com produção de hortaliças e plantas medicinais, permitindo que pessoas com deficiência usufruam do contato com diversas espécies vegetais e produzam para o consumo familiar, além de serem capacitadas para o beneficiamento da matéria-prima, com vistas ao campo de atuação profissional.
A horta inclusiva é composta por um jardim sensorial, onde são cultivadas espécies vegetais selecionadas para despertar os sentidos humanos, como tato, olfato, paladar e visão. Neste espaço, o sentido da audição é despertado pelo barulho das águas, fruto de uma cascata artificial projetada para o espaço. Espera-se, neste ambiente, o desenvolvimento de protocolos para atividades sensoriais direcionados aos sentidos humanos, sejam protocolos pedagógicos ou para apoio terapêutico. O projeto desenvolve-se por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Iza Arruda.
INAUGURAÇÃO - A inauguração contou com a presença da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, pasta ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Também estiveram presentes o diretor do CAV, José Antônio dos Santos, a vice-diretora Michelle Galindo; o atleta de bocha olímpica e estagiário do projeto Hemerson Rafael da Silva; o palestrante em educação infantil e inclusão Geraldo Peçanha de Almeida; além de docentes, estudantes e técnicos administrativos do CAV e servidores da educação e saúde dos municípios contemplados com o projeto.
Durante a inauguração, foram expostos produtos oriundos da execução do projeto, como tinturas, sabonetes artesanais, álcool temperado, entre outros. Em breve, mais dois municípios do Agreste Central de Pernambuco (Pombos e Gravatá) receberão hortas inclusivas vinculadas a este projeto.