A Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste, através do Prof. José Diniz Madruga Filho, responsável pelo setor de Geociências, irá realizar excursões didáticas com professores da educação básica e licenciandos na área de ensino de ciências. A atividade faz parte do projeto de extensão Refletindo sobre o Ensino das Ciências, que tem como objetivo promover encontros mensais para discutir possíveis práticas pedagógicas em uma perspectiva de formação continuada reflexiva.
Assim, com a realização desta atividade educativa, os participantes, terão a oportunidade “in loco“ e de forma didática, de refletirem sobre os diferentes tipos de paisagens naturais e sua ocupação pelo Homem. Será possível analisar determinados registros geológicos que se encontram bem preservados na região para compreender os cataclismas e demais eventos que se associaram a separação dos continentes Americano e Africano, conectando conteúdos escolares com a realidade local.
Com a grande procura e retorno positivo na primeira edição, realizada em junho, a excursão irá novamente explorar a planície flúvio-marinha do Recife e a região vulcano-sedimentar do Cabo na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto. Os pontos de parada seguem detalhados abaixo.
DATA: 29/08/2019 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h às 17h
MINISTRANTE: Prof. José Madruga (CTG/UFPE)
PÚBLICO-ALVO: professores, pós-graduandos e licenciandos na área.
* Devido à limitação de vagas, pedimos que os que já realizaram a excursão na 1ª edição favoreçam os que ainda não participaram. Informamos ainda que não serão aceitas as inscrições de pessoas que não justificaram sua falta na 1ª edição.
VAGAS: 20
OBS.: A excursão será realizada com o ônibus da UFPE.
ROTEIRO:
- Apresentação das atividades a serem realizadas (auditório da Cecine)
- 1ª Parada: Vale do Capibaribe, Planície fluvio-marinha do Recife (trecho Cidade Universitária-Prazeres), Fossa Tectônica do Recife.
- 2ª parada: Região Montes dos Guararapes e Ponte dos Carvalhos
Leitura da paisagem: Ação antrópica sobre os morros formados pelos sedimentos argilo-arenosos da Formação Barreiras. Desequilíbrio do modelado local.
- 3ª parada: Manguezais próximos à região de Prazeres.
- 4ª parada: Rochas Vulcânicas próximas à fábrica da Brahma.
- 5ª parada : Conglomerado Polimítico do Cabo.
- 6ª parada: Chaminé Vulcânica da Usina Ipojuca.
- 7ª parada: Vestígios da Mata Atlântica (Trecho próximo a Itapoama e Gaibu).
- 8ª parada: Extração de argila caulínica próximo à praia de Itapoama
- 9ª parada: Rochas vulcânicas na Praia de Itapoama.
- 10ª parada: Rochas graníticas na Praia de Gaibu.
Mais informações:
Av. Economistas, nº9 - Campus da UFPE. - Cidade Universitária - Recife -PE - (na entrada lateral da UFPE)
Fone (81) 21267030 -E-mail cecine.ufpe@gmail.com