Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom)
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 1998, a partir da reunião dos grupos de pesquisa atuantes no Departamento de Comunicação Social. A titulação do corpo docente vinculado ao Departamento, assim como o processo de consolidação das atividades de pesquisa, levou à elaboração de um projeto que culminou, na época, com a abertura do Curso de Mestrado em Comunicação, o primeiro em Pernambuco e o segundo na região Nordeste. No final de 2006, o projeto do curso de Doutorado do PPGCOM-UFPE foi aprovado pelo CTC da CAPES.
Revista Ícone
Revista Ícone
Acesse as edições da Ícone no Portal de Periódicos da UFPE.
Seleção
Seleção
O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco informa que o edital da Seleção Discente para o ano de 2025, para os cursos de Mestrado e de Doutorado, foi publicado no Boletim Oficial da UFPE (v. 59, n. 106, de 18 de junho de 2024, p. 7-21).
SELEÇÃO 2025
30/10/2024 Resultado da Etapa 6 - Avaliação da Trajetória Acadêmica
21/10/2024 Resultado da Etapa 5 - Defesa Oral dos Projetos de Pesquisa
09/10/2024 Cronograma de Entrevistas
05/10/2024 Resultado da Etapa 4 - Prova Escrita de Línguas Estrangeiras
23/09/2024 Resultado da Etapa 3 - Prova Escrita
30/08/2024 Resultado da Etapa 2 - Análise dos Projetos de Pesquisa
05/08/2024 Inscrições homologadas
18/06/2024 Edital de Seleção 2025 para Ingresso ao PPGCOM (Mestrado e Doutorado)
SELEÇÃO 2024
15/12/2023 Resultado: aprovados, notas e orientadores
11/12/2023 Resultado do Processo Seletivo
10/11/2023 Resultado da Etapa 6 - Avaliação da Trajetória Acadêmica (retificado em 13 nov. 2023)
27/10/2023 Resultado da Etapa 5 - Defesa Oral do Projeto de Pesquisa
20/10/2023 Cronograma da Etapa 5 - Defesa Oral do Projeto de Pesquisa
13/10/2023 Resultado da Etapa 4 - Prova Escrita
26/09/2023 Resultado da Etapa 3 - Proficiência em Língua Estrangeira
14/09/2023 Resultado da Etapa 2 - Projetos de Pesquisa
09/08/2023 FAQ (perguntas frequentes) Seleção 2024
27/07/2023 Edital de Seleção 2024 para Ingresso ao PPGCOM (Mestrado e Doutorado)
SELEÇÃO 2023
15/12/2022 Resultado do Processo Seletivo
24/11/2022 Resultado da Etapa 4 - Trajetória Acadêmica
10/11/2022 Resultado da Etapa 3 - Defesas Orais
28/10/2022 Relação das entrevistas da Linha 1
28/10/2022 Relação das entrevistas da Linha 2
22/10/2022 Resultado da Etapa 2 - Prova Escrita (versão corrigida)
03/10/2022 Resultado do envio da documentação
28/09/2022 Formulário para Envio de Documentação
22/09/2022 Resultado da Etapa 1 - Projeto de Pesquisa
02/09/2022 Resultado da Homologação das Inscrições
12/08/2022 Formulário de submissão do Projeto de Pesquisa da Seleção 2023 - formulário atualizado
12/08/2022 Edital de Seleção 2023 para Ingresso ao PPGCOM (Mestrado e Doutorado) - calendário atualizado
12/08/2022 Formulário de inscrição da Seleção 2023
SELEÇÃO 2022
30/12/2021 - Resultado do processo seletivo - Aprovados(as) no Doutorado
30/12/2021 - Resultado do processo seletivo - Aprovados(as) no Mestrado
09/12/2021 - Resultado da Etapa 3 (candidatos/as ao Doutorado)
09/12/2021 - Resultado da Etapa 3 (candidatos/as ao Mestrado)
29/11/2021 - Resultado da Etapa 2 (candidatos/as ao Doutorado)
29/11/2021 - Resultado da Etapa 2 (candidatos/as ao Mestrado)
24/11/2021 - Errata: Data de divulgação do resultado da Etapa 2
17/11/2021 - Calendário de defesas orais (candidatos/as ao Doutorado)
17/11/2021 - Calendário de defesas orais (candidatos/as ao Mestrado)
10/11/2021 - Resultado do envio da documentação (candidatos/as ao Doutorado)
10/11/2021 - Resultado do envio da documentação (candidatos/as ao Mestrado)
03/11/2021 - Formulário para envio de documentos (candidatos/as ao Doutorado)
03/11/2021 - Formulário para envio de documentos (candidatos/as ao Mestrado)
27/10/2021 - Resultado da Etapa 1 (triagem de planos de estudo - Mestrado) - Errata
25/10/2021 - Resultado da Etapa 1 (triagem dos anteprojetos de pesquisa - Doutorado)
20/10/2021 - Errata: Critérios para a triagem do Anteprojeto de Pesquisa
13/10/2021 - Inscrições homologadas (Doutorado)
13/10/2021 - Inscrições homologadas (Mestrado)
24/08/2021 - Edital de seleção de PPGCOM (Mestrado e Doutorado)
SELEÇÃO 2021
30/11/2020 - Resultado Final Doutorado - ERRATA
30/11/2020 - Resultado Final Mestrado
30/11/2020 - Resultado Final Doutorado
23/11/2020 - Etapa 3: candidatos aprovados (doutorado)
23/11/2020 - Etapa 3: candidatos aprovados (mestrado)
16/11/2020 - Etapa 2: candidados aprovados (doutorado)
16/11/2020 - Etapa 2: candidatos aprovados (mestrado)
07/11/2020 - Agenda Etapa 3: defesa oral (doutorado) - ERRATA
06/11/2020 - Agenda Etapa 3: defesa oral (mestrado)
06/11/2020 - Agenda Etapa 3: defesa oral (doutorado)
06/11/2020 - Detalhamento técnico da etapa de defesa dos anteprojetos
30/10/2020 - Homologação de entrega de documentos (mestrado)
30/10/2020 - Homologação de entrega de documentos (doutorado)
28/10/2020 - Homologação planos de estudo, após recursos (mestrado)
24/10/2020 - Homologação dos planos de estudo (mestrado) - ERRATA
21/10/2020 - Homologação dos anteprojetos (doutorado) - ERRATA
20/10/2020 - Homologação dos anteprojetos (doutorado)
20/10/2020 - Homologação dos planos de estudo (mestrado)
14/10/2020 - Homologação das incrições (mestrado) - ERRATA
13/10/2020 - Homologação das incrições (doutorado)
13/10/2020 - Homologação das inscrições (mestrado)
26/09/2020 - Errata sobre as palavras-chave (linhas 1 e 2)
18/09/2020 - Errata ao Edital de Seleção 2021 (mestrado e doutorado)
14/09/2020 - Edital de Seleção para Ingresso ao PPGCOM (mestrado e doutorado)
SELEÇÃO 2020
14/11/2019 - Resultado Final da Seleção (mestrado e doutorado)
09/11/2019 - Etapa 3: Resultado Defesa Oral (mestrado)
09/11/2019 - Etapa 3: Resultado Defesa Oral (doutorado)
31/10/2019 - Etapa 3: Agenda de Entrevistas (doutorado) - ERRATA
30/10/2019 - Etapa 4: Agenda de Entrevistas (mestrado) - ERRATA
29/10/2019 - Etapa 4: Agenda de Entrevistas (mestrado)
25/10/2019 - Etapa 3: Agenda de Entrevistas (doutorado)
24/10/2019 - Etapa 3: Aptos Prova de Conhecimento (mestrado)
14/10/2019 - Etapa 2: Aptos Prova de Inglês (mestrado)
14/10/2019 - Etapa 2: Aptos Prova de Idiomas (doutorado)
02/10/2019 - Homologação dos documentos (mestrado) - ERRATA
30/09/2019 - Homologação dos documentos para as próximas etapas (mestrado)
30/09/2019 - Homologação dos documentos para as próximas etapas (doutorado)
26/09/2019 - Divulgação das inscrições homologadas (mestrado) - MODIFICADO
18/09/2019 - Resultado da triagem de planos (mestrado)
18/09/2019 - Resultado da triagem de anteprojetos (doutorado)
05/09/2019 - Divulgação das inscrições homologadas (mestrado)
05/09/2019 - Divulgação das inscrições homologadas (doutorado)
Divulgação do edital de seleção PPGCOM 2020.
Anexos para download: Anexo 3 | Anexo 4 | Anexo 5 | Anexo 6
SELEÇÃO 2019
24/09/2018 - Divulgação das inscrições homologadas
09/10/2018 - 1ª Etapa: Aprovados na Triagem dos Planos de Estudo (mestrado)
09/10/2018 - 1ª Etapa: Aprovados na Triagem dos Anteprojetos (doutorado)
19/10/2018 - 1ª Etapa: Envio da Documentação (mestrado)
19/10/2018 - 1ª Etapa: Envio da Documentação (doutorado)
26/10/2018 - Resultado da Prova de Inglês (mestrado)
26/10/2018 - Resultado da Prova de Idiomas (doutorado)
06/11/2018 - 3ª Etapa: agenda de entrevistas (doutorado) (atualizado em 12.11.2018)
09/11/2018 - Resultado dos aprovados na Prova de Conhecimentos (mestrado)
14/11/2018 - Horário das defesas orais dos planos de estudos (mestrado)
26/11/2018 - Relação de aprovados na defesa oral (mestrado)
26/11/2018 - Relação de aprovados na defesa oral de anteprojetos (doutorado)
30/11/2018 - Resultado Final PPGCOM (mestrado e doutorado)
Grade Horária
Bolsas
O PPGCOM tem sua Área de Concentração voltada para a Comunicação, apostando no processo de constituição de um campo de pesquisa que é visto como um dos mais interpeladores do mundo contemporâneo. Essa Área de Concentração tem como objeto o conjunto dos fenômenos midiáticos, nos seus aspectos de linguagem, de produção e na sua interface com os fenômenos da cultura.
Estrutura Curricular
Linha 1: Mídia, Linguagens e Processos Sóciopolíticos
Ementa: A linha ocupa-se de problematizações de linguagem, produções e processos midiáticos e suas implicações sociopolíticas, práticas profissionais e relações de poder na Comunicação, com ênfase em: ética, democracia e direitos humanos, ideologia e representações, consumo, interações, estratégias narrativas e discursivas, reconfigurações de formatos e tecnologias.
Palavras-chave: reconfigurações da televisão; formatos televisuais; transmidiação; mídias digitais; narrativa; cartografias; mídia e meio ambiente; divulgação científica; mídia e saúde; hibridização da publicidade; narrativas publicitárias; comunicação e consumo; mídia e religião; estudos do consumo; publicidade e novas mídias; jornalismo; teoria do jornalismo; democracia deliberativa; representações sociais; construção social da realidade.
Docentes: Carolina Dantas, Giovanna Mesquisa, Heitor Rocha, Isaltina Gomes, Izabela Domingues, Karla Patriota, Maria Collier de Mendonça, Rogério Covaleski, Sofia Zanforlin, Soraya Barreto Januário.
Linha 2: Estética e Culturas da Imagem e do Som
Ementa: A linha pesquisa os fenômenos estéticos como marcas das produções culturais que se manifestam sobretudo através da imagem e do som. Nesse sentido, a ênfase recai sobre a manifestação das subjetividades e percepções dos elementos sensíveis que aqui denominamos estéticos, explorando seus repertórios de análise crítica e de memória, de produção de sentidos históricos e posicionamentos políticos. A estética é aqui compreendida tanto em sua constituição teórico-filosófica quanto em termos de práticas e expressões de grupos sociais, através da reflexão que indica peculiaridades culturais e especificidades históricas de sua presença.
Palavras-chave: teoria do cinema; gênero fílmico; estudos do som; história do cinema; imagem técnica; mídia e memória; cinema expandido; cinema mundial; estética e cultura midiática; teorias da imagem; música popular massiva; cena musical; rede musical; experiência estética; imaginário; fotografia; fotodocumental; imagem digital; entretenimento; performance; música.
Docentes: Ângela Prysthon, Catarina Andrade, Cristina Teixeira, Eduardo Duarte, Fernanda Capibaribe, Jeder Janotti Jr., José Afonso Jr., Laecio Ricardo, Nina Velasco e Cruz, Rodrigo Carreiro, Thiago Soares.
1. Projetos de pesquisa em andamento no ano de 2019-2020 contemplados pelo financiamento da Bolsa Produtividade de Pesquisa no CNPq:
a) Recortes do Mundo: O Papel da Paisagem na Cultura Visual Contemporânea
Ângela Freire Prysthon (Pesquisadora 1D – Bolsista Produtividade CNPq)
A pesquisa tem por objetivo investigar os principais modos de articulação da paisagem na cultura visual contemporânea, especialmente no audiovisual, mas também na fotografia e artes visuais. O projeto foi estruturado a partir da abertura vislumbrada pelos estudos de Cultura Visual e pela Intermidialidade, ou seja, a investigação sobre a paisagem no cinema foi derivando enfaticamente para uma perspectiva intervisual e intermidiática, permeada pela exibição e interação simultânea de uma variedade de modos de visualidade. O corpus do projeto é formado por filmes, fotografias, instalações e produtos da cultura visual contemporânea marcados por uma intensa relação com o espaço e com a construção de um olhar paisagístico. Analisar as transformações da paisagem a partir da cultura visual contemporânea e como a cultura visual interfere nos espaços, no mundo e nas maneiras de compreendê-lo abre, pois, uma gama variada de perspectivas e sugere um rico corpus não apenas um conjunto de filmes, fotografias e obras específicos, mas sobretudo de tópicos e hipóteses de pesquisa.
b) Por uma abordagem comunicacional dos gêneros musicais
Jeder Janotti Júnior (Pesquisador 1D – Bolsista Produtividade CNPq)
Projeto tem como objetivo principal a construção de uma metodologia de análise dos gêneros musicais centradas em seus aspectos comunicacionais. Assim, busca-se uma abordagem dos gêneros musicais centrada nas mediações, vistas neste projeto como da ordem da materialidade dos processos comunicacionais, ou seja, a abordagem dos gêneros musicais além de levar em conta os aspectos sonoros procura articulá-los a análises socioespaciais das performances de gosto e das narrações que circundam a produção, a circulação, o consumo e a apropriação da música em nosso tempo. Reconhece-se que o gênero musical, enquanto conceito, é perpassado por três articulações interrelacionadas: como operador analítico proposto pelo próprio pesquisador; como operador em uso partilhado por performers, produtores, ouvintes e críticos; e como operador normativo, do qual se vale em geral a indústria da música como ferramenta de posicionamento e proposição mercadológica dos produtos musicais. Deste modo, propõem-se a articulação dinâmica de quatro feixes para a abordagem comunicacional dos gêneros: 1) relações sociais em torno de performances, práticas coletivas e divisão de papéis inerentes ao mundo da música 2) vivências em torno de “comunidades imaginadas” agrupando seus participantes em públicos e coletividades baseadas em experiências musicais, 3) atravessamento da música pelas formações etárias, étnicas, sociais e de gênero e 4) vínculos estabelecidos entre música e formas sociais amplas, geralmente implicadas nas bases dos sistemas de produção, circulação, reprodução, consumo e apropriação da música, que envolve aspectos estéticos, mercadológicos, tecnológicos e sociais.
c) A Pesquisa em Divulgação Científica e Jornalismo Científico: mapeamentos temáticos e teórico-metodológicos
Isaltina Mello Gomes (Pesquisadora 1D – Bolsista Produtividade CNPq)
O projeto se propõe a investigar e mapear as temáticas e os aparatos teóricos e metodológicos abordados em pesquisas sobre Divulgação Científica e Jornalismo Científico nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país. São várias as questões para as quais queremos respostas. Como estão sendo desenvolvidos os trabalhos sobre Divulgação Científica/Jornalismo Científico? Que temáticas têm sido abordadas? Quais os aparatos teórico-metodológicos utilizados? Em que convergem, em que se afastam? Há aspectos que diferenciam ou aproximam essas pesquisas de acordo com a região/IES onde são desenvolvidos? Acreditamos que esse mapeamento nos dará uma interessante radiografia dos estudos dessa área no país e poderá levar a categorizações pertinentes relacionando temática e região/IES a aparato teórico metodológico. Para a realização desta pesquisa, recorreremos a metodologias quantitativa e qualitativa. Inicialmente, faremos um mapeamento a partir do Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que faz parte do portal de periódicos da Capes/MEC. Em seguida, estudaremos os dados utilizando a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso.
d) O construtivismo no telejornalismo: as representações sociais do Nordeste do Brasil
Alfredo Eurico Vizeu (Pesquisador 2 – Bolsista Produtividade CNPq)
Entendemos que a mídia não é mais só o espaço de reprodução do real, mas, mais do que isso, o “lugar” a quem o próprio real se remete para apontar o processo de suas próprias produção e legitimação. É a mídia que define sua legitimidade como instituição produtora do código discursivo legítimo, como grande máquina de fabrico de modelos puros, sem outra referência que não seja sua autoprodução ilimitada. Conceitos que circulam na área de Jornalismo como lugar de referência, relações de confiança, entre outros, tiveram origem nestas pesquisas que recentemente foram ampliadas no sentido de estudarmos o Jornalismo como forma de conhecimento com base nos estudos de Paulo Freire. Tiveram origem também nos trabalhos desenvolvidos dentro desse contexto conceitos como: coprodutor da notícia, audiência potência, realidade expandida que cada vez mais ocupam espaço nos debates e eventos da área de Jornalismo.
e) Transmidiação: estratégias, práticas, interação. Uma abordagem a partir da televisão
Yvana Fechine (Pesquisador 2 – Bolsista Produtividade CNPq)
Desafiada pela convergência de meios e pela cultura participativa, a televisão aderiu à transmidiação, um modelo de produção orientado pela distribuição em distintas mídias e plataformas tecnológicas de conteúdos associados entre si e cuja articulação depende do engajamento proposto ao público por sua estratégia de comunicação. Nossa proposta é investigar, à luz da produção televisiva brasileira, as estratégias transmídias na teledramaturgia (com ênfase na chamada “TV Social”) e no telejornalismo, examinando, nesses dois âmbitos, os regimes de interação instaurados e o modo como estabelecem controles sobre a participação. A investigação alinhará uma discussão de caráter analítico e interpretativo, apoiada em estudos de linguagem e de comunicação, com uma observação de caráter empírico e comparativo de programas de televisão com seus respectivos desdobramentos em plataformas digitais (portais, sites, perfis em redes sociais). Por ser parte de um dos principais corporações midiáticas do Brasil e pelo pioneirismo da Rede Globo na adoção de estratégias transmídias, suas telenovelas e telejornais serão tomados como objetos específicos de análise. Tomando a produção da Globo como referência, o objetivo é verificar como está se dando a transmidiação na TV brasileira, compreendendo melhor quais as implicações dessas estratégias transmídias na reconfiguração da linguagem, das práticas e dos produtos televisivos.
f) A Estética da Imperfeição e Outras Formas do Real
Rodrigo Carreiro (Pesquisador 2 – Bolsista Produtividade CNPq)
Projeto de pesquisa objetiva investigar o fenômeno do uso cada vez mais disseminado de imagens e sons de aparência amadora, acidental e de baixa resolução na cultura audiovisual contemporânea. Estimulada pela superabundância de produtos audiovisuais de naturezas diversas, disponíveis facilmente através de redes sociais e plataformas multimídia, e favorecida por tecnologias de produção, armazenamento e circulação com interfaces intuitivas e acessíveis, essa tendência parece apostar na criação de efeitos de real como tática para conquistar o engajamento afetivo dos espectadores. Os produtos audiovisuais que exploram essas tendências utilizam grande diversidade de técnicas e ferramentas estilísticas - muitas vezes contraditórias e ambivalentes - que incluem a utilização de imagens e sons precários e caseiros, e o uso de tecnologias imersivas de reprodução imagética e sonora. Essas técnicas parecem estar ajudando a estabelecer uma espécie de estética da imperfeição, que tem influenciado produtos audiovisuais de múltiplas naturezas.
g) Teatralidade de Performances Midiáticas na Música Pop
Thiago Soares (Pesquisador 2 – Bolsista Produtividade CNPq)
Debater a natureza das performances midiáticas requer apreender sua teatralidade: a dramaturgia, o roteiro, os enlaces ficcionais que mantêm potentes as tramas envolvendo sujeitos. Num contexto profundamente autorreferente, em que selfies, posicionamentos e encenações em redes sociais acionam pontos de vista sobre indivíduos, é preciso questionar: quais as variáveis em torno da adesão a celebridades em contextos de rede sociais digitais? Desenha-se a hipótese de que o domínio das formas de teatralização da existência e do cotidiano seriam maneiras de intensificar a experiência performática em rede. A análise de controvérsias envolvendo figuras de alta visibilidade da música pop modulam diferentes formas de teatralizar conflitos, acionando uma pragmática da ação em rede que diz respeito a relações entre artistas, fãs e haters (odiadores) e seus lugares de atuação em diferentes quadros performáticos
2. Projetos de pesquisa em andamento no ano de 2019-2020 dos professores permanentes do PPGCOM:
a) O enquadramento da notícia na eleição presidencial de 2018: manipulação ideológica, autonomia do jornalista e autoridade do público
Heitor Rocha
A pesquisa investigou a cobertura política da eleição presidencial de 2018 dos periódicos nacionais Folha de São Paulo e O Globo e estaduais Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, a partir dos enquadramentos e critérios de relevância dos acontecimentos selecionados na pauta e da diversidade significativa de versões e fontes articuladas na construção da notícia como imprescindíveis à formação de uma opinião pública qualificada para defender o interesse coletivo diante da influência dos grupos que controlam os aparelhos de Estado e as grandes corporações do mercado. O pressuposto central da pesquisa foi o de que a qualidade da cobertura jornalística está vinculada à autonomia do jornalista em face das pressões sistêmicas externas da burocracia e do mercado, para garantir o caráter crítico da representação simbólica noticiosa da realidade como condição necessária ao exercício consequente da cidadania política. A metodologia escolhida fundamentou-se na teoria da autoridade jornalística de Matt Carlson (2017), nas teorias do jornalismo de Edward Herman (2016), Warren Breed (2016), Guy Tuchman (2016), Robert Park (2008), Edward Ross (2008), Hallin e Mancini (2010), Miquel Alsina (2012) e nas reflexões sobre o enquadramento de Anabela Gradim (2016) e Mauro Porto (2008), bem como nos conceitos de Espiral do Silêncio e Clima de Opinião de Elizabeth Noelle-Neumann (2017). A pesquisa foi desenvolvida no período de março a junho de 2019 na Universidade da Beira Interior/Portugal, cumprindo licença capacitação.
b) Analítica interpretativa da religiosidade contemporânea brasileira: Testemunho e Consumo na “Cultura da Inspiração”
Karla Patriota
Pesquisa propõe uma analítica interpretativa da religiosidade contemporânea brasileira através da inserção e diálogo com os estudos sobre Consumo e Cultura da Inspiração (CASAQUI, 2015; 2016), possibilitando ir além de um uso mais descritivo dos conceitos (este relativamente frequente em trabalhos no campo de estudos do consumo), para identificar e sistematizar os princípios organizativos do que nominamos de “Religião do Consumo” (2014), seus estatutos contemporâneos, bem como as relações que suscita com a “Cultura da Inspiração”. Para tanto, os testemunhos religiosos conferirão a materialidade necessária para as análises e sendo selecionados a partir da observação e do exame de um conjunto de narrativas religiosas ou relatos de vida convertidos em testemunhos.
c) Futuros Humanos: A Percepção do Imaginário sobre homens e cidades no Cinema Contemporâneo
Eduardo Duarte
A pesquisa assume o cinema futurista de ficção científica como uma rica fonte do imaginário urbano que projeta imagens dos homens, seus ambientes e suas subjetividades. O imaginário tem servido à humanidade como uma grande fonte de especulações para o futuro. Seja nos desenhos de Da Vinci, na literatura de Júlio Verne ou nos filmes de Méliès, a ficção científica tem servido como catalisadora para transformações reais da tecnologia, da sociedade, dos corpos e do meio ambiente, além de nos auxiliar a pensar o próprio presente com base nas expectativas e receios que projetamos. Essa pesquisa parte da perspectiva antropológica do imaginário para perceber através da imagem cinematográfica perspectivas de concepção de narrativas futurísticas que vão além de seu efêmero momento lúdico de fruição. O ato aparentemente simples de imaginar e criar futuros no cinema pode se revelar um forte exercício de ensaio dos coletivos para aquilo que eventualmente projetam para si mesmos.
d) Dilemas da fotografia documental nos cenários de convergência: entre tradição e tradução
José Afonso Júnior
Busca entender como a fotografia documental assimila o campo de tensões culturais permeado pelas tecnologias digitais e como isso reflete novos contratos e usos da fotografia na produção e formatação de modelos estéticos heterogêneos. Como traduz uma tradição de estilos e práticas para um campo mais complexo de relações entre a imagem fotográfica e a mídia.
e) A Experiência da Leitura em Grandes Reportagens Multimídia: o papel do design da informação jornalística
Rodrigo Cunha
O projeto investiga a experiência de leitura das grandes reportagens multimídia em dispositivos móveis, de forma a identificar, classificar e mensurar as principais características encontradas nestas peças jornalísticas. São avaliadas reportagens produzidas pelo site de três jornais brasileiros: Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo. Parte-se da hipótese de que, nas reportagens multimídia, o leitor aceita o contrato e é estimulado a experienciar a leitura mais aprofundada e interativa. Mas até que nível o leitor está disposto a estabelecer este contrato estabelecido principalmente pelo design da informação? Como ferramenta metodológica, pretende-se utilizar a análise de conteúdo em conjunto com o protocolo verbal para investigação do processo de leitura e navegação. Com a pesquisa, apresenta-se uma primeira catalogação das grandes reportagens multimídia, os principais recursos de visualização e design da informação que produzem estímulos para leitura e mensura-se com dados qualitativos e quantitativos a experiência atingida.
f) A Quarta Revolução Industrial e os Impactos no Consumo, Design e Comunicação: Panorama Crítico e Tendências
Izabela Domingues
Pesquisa busca mapear e discutir os Impactos da Quarta Revolução Industrial nos campos do Consumo, do Design e da Comunicação a fim de forma um panorama crítico sobre o tema e apontar tendências. A investigação conecta-se ao Grupo Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas do Consumo (UFPE/CNPq) tem perfil interdisciplinar e insere-se no campo da Comunicação tendo em vista o caráter midiático dos dispositivos tecnológicos que são investigados bem como um dos pressupostos base da pesquisa: a criação e a influência das novas mídias na forma de consumo de conteúdos publicitários. Através das nossas pesquisas, pretendemos responder, entre outras, as seguintes perguntas: Como utilizar novas tecnologias em peças publicitárias? Quais são os impactos das novas mídias digitais, não-tradicionais, para as campanhas publicitárias? Que conteúdos podem e devem ser explorados para veiculação nas novas mídias? É possível a produção de formatos publicitários inovadores para a venda de produtos e serviços?
g) Já não se faz notícia como antigamente: as mudanças que a audiência tem provocado na relação com o jornalismo
Giovana Borges Mesquita
O jornalismo passa, desde o final do século XX, por uma série de mudanças observadas na base do processo de produção, de distribuição, de acesso às notícias, e principalmente na relação com a audiência. No contexto de intensificação das redes sociais digitais, a audiência envolve-se e é envolvida pelo jornalismo resultando em novas relações que se estabelecem a partir de uma convivência facilitada pela convergência das mídias tradicionais e digitais. Dentro desse contexto, a pesquisa se propõe a analisar as mudanças na produção da notícia e na atividade do jornalista com o envolvimento de uma audiência que não só ressignifica as mensagens que recebe, nem tampouco atua enviando conteúdos para os veículos de comunicação. Mas que se envolve e é envolvida nos processos, nas práticas e nas rotinas jornalísticas possuindo: capacidade de propagação da informação; capacidade de ação; capacidade de transformação e capacidade de amplificação, ou seja, uma audiência que denominamos potente. Pretendemos fazer um estudo de telejornais locais líderes de audiência, sendo um veiculado no Maranhão, na TV Mirante, o JMTV 1ª edição; e outro em Pernambuco, na Globo Nordeste, o NE TV 1ª edição, para refletir sobre essas mudanças na atividade do jornalista e na construção da notícia. Metodologicamente, escolhemos uma abordagem etnográfica para a realização da pesquisa de campo, na forma de uma Observação participante, que possibilita reunir e obter sistematicamente os dados e as informações sobre as rotinas de produção que acontecem nos media. Como parte da observação, realizaremos também entrevistas em profundidade com os jornalistas envolvidos na pesquisa.
h) As narrativas da publicidade híbrida e os novos papéis do consumidor
Rogério Covaleski
A pesquisa investiga as alterações no fluxo comunicacional da publicidade e o surgimento de diálogos que se estabelecem entre consumidores e anunciantes no âmbito das plataformas digitais, constituintes de uma modalidade narrativa publicitária nova, que se molda às especificidades do ciberespaço. Decorrentes, em parte, do aumento da capacidade de interação que os consumidores passaram a contar, os ambientes virtuais se configuram como palcos democráticos para discursos de toda ordem - sejam eles espontâneos ou estimulados. A partir desse cenário, a pesquisa identifica as estratégias publicitárias híbridas que atribuem novos papéis aos consumidores, e no diálogo que estabelecem ou instigam com as marcas anunciantes.
i) Em busca do gesto perdido: o dispositivo do Tableau Vivant nas imagens híbridas contemporâneas
Nina Velasco
Parto da percepção de que há uma “vontade de movimento” generalizada nas imagens fotográficas/estáticas (os gifs, boomerangs e vídeos de curtíssima duração como os stories do Instagram são o sintoma mais visível desse fenômeno), assim como uma progressiva estaticidade das imagens em movimento (o slow cinema, o uso de câmera lentíssima e as tomadas em pontos fixos no cinema contemporâneo atestam essa tendência). Esse fenômeno pode ser investigado a partir do uso recorrente e atualizado da prática do Tableau Vivant nas imagens técnicas contemporâneas. A questão que levanto para essa pesquisa deriva da percepção desse fenômeno, articulado não mais à questão sobre o lugar do “gesto” na cultura contemporânea. Se partirmos do pressuposto de que a mecanização progressiva da modernidade, expressa também na produção de imagens técnicas, resultou no sentimento da perda do gesto, que passa a ser decomposto e transformado em objeto do científico, de que maneira a imagem em movimento pode vir a restituí-lo, como nos sugere Agamben?
j) Documentário e escritas de si: intimidade partilhada e transbordamento subjetivo
Laecio Ricardo
Nesta pesquisa, desejo investigar a emergência e a consolidação da primeira pessoa no documentário contemporâneo, assumida majoritariamente pelo cineasta no trabalho enunciativo. Situações em que o “eu” do diretor vivencia uma curiosa primazia narrativa, sobretudo se pensarmos num dos desafios da prática documentária, que consiste em engajar outras alteridades em seu discurso. E, dentro desta tendência, interessam-me ainda mais os títulos que não apenas investem numa explicitação do íntimo do cineasta, mas que também optam por uma espécie de concentração espacial cujo resultado pode ser traduzido como uma monotonia cênica das obras. Em outros termos, são filmes cuja locação prioritária é o que podemos designar de “espaços de intimidade”. Nestes trabalhos marcados por certo confinamento e por um relativo esforço autobiográfico, conseguiriam seus diretores se esquivar do exercício confessional autocentrado e promover deslizamentos entre a memória individual e a memória social, entre a trajetória pessoal e a experiência coletiva, entre o privado e o público, entre a micro-narrativa e a grande História, conectando-se assim com outras sensibilidades?
k) Mapas narrativos: construindo um modelo teórico para conteúdos de web
Carolina Dantas Figueiredo
O projeto visa desenvolver através de pesquisa bibliográfica e análise de redes conceitos de mapas narrativos que se apliquem a diferentes processos de navegação em ambientes digitais. De modo mais amplo, busca-se compreender como as formas individuais e coletivas de uso da rede, em especial das redes sociais digitais, implicam numa certa forma de narrar, no trajeto percorrido pelo usuário de acordo com seus interesses, relações e especificidades e nas relações político-sociais que emergem destes percursos. De 2012 a 2018 a pesquisa focou na usabilidade da rede através de plataformas digitais e, eventualmente, de sua ubiquação com linguagens já estabelecidas (roteiros para cinema e TV). Na fase que vai de 2018 até o momento o foco recai sobre os mapas estabelecidos por movimentos sociais diversos e causas relacionadas a grupos minoritários. Em termos teórico-metodológicos usa-se como base a teoria ator-rede de Bruno Latour.
l) Comunicação, Migração e Empreendedorismo: consumo cultural como meio para integração e cosmopolitismo
Sofia Cavalcanti Zanforlin
A pesquisa investiga as ações promovidas por Organizações Não Governamentais (ONG) voltadas para a inclusão de migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados à sociedade brasileira, via inserção no mercado de trabalho, por meio de eventos gastronômicos. Nossa hipótese é de que a apresentação do migrante por meio da sua cultura, especificamente da gastronomia, e da sua história pessoal - a experiência de migrante como exemplo de resiliência e superação - pode se configurar como um caminho para mobilizar afetos e trocas interculturais. Dessa forma, o pertencimento pode ser negociado de forma diversa à da vitimização, a partir da qual o migrante vem sendo representando atualmente como tema em diversas esferas, inclusive a midiática (AGIER, 2016). O estímulo ao empreendedorismo social e o oferecimento da experiência de uma gastronomia “autêntica” são apresentados como estratégia de comunicação intercultural e possibilidade de o migrante transformar sua condição social e econômica, além de retrabalhar atributos pessoais e culturais de seu país em que a narrativa pessoal passa a singularizar seu “produto”. Por sua vez, os brasileiros são convidados a uma experiência cosmopolita em sua própria cidade, embalada ainda pelo apelo da adesão a uma causa humanitária.
m) Regimes de visibilidade no desvio: éthos coletivo e sentido da violência de sexo-gênero em imagens dissidentes
Fernanda Capibaribe
Proponho, nessa pesquisa, uma reflexão que parte de narrativas cruzadas entre experiência e imagem, através do mote do enfrentamento às violências de sexo-gênero. Para tanto, analiso a estética da violência quando apropriada, em suas criações e realizações possíveis, por mulheres e/ou sujeitos não-binarios/não-normativos; ou seja imagens que lançam mão da estética da violência como enfrentamento da própria violência decorrente de misoginia, homofobia, transfobia, intersectando questões de sexo-gênero com raça e classe. Como corpus, abordo imagens, fílmicas e fotográficas, quando se conectam com outras formas/linguagens da experiência, que podem ser performáticas, auditivas, ou literárias. Tal recorte visa entender a relação imagem-experiência considerando-na como um dispositivo feminista de enunciação e enfrentamento num sistema de poder que tolhe potências de mulheres e outros corpos e sexualidades dissidentes. Uma viagem que tem por intuito perceber relações entre autora/diretora, performer/fotógrafa, cantora-cinegrafista etc. Desse modo, trago enunciados que partem de experiências de violência na qual a reativação da memória vem recriando cenas e situações no sentido da anulação de uma lógica desigual de poder, ou ainda de sua inversão. São, portanto, narrativas de ressignificação, inversão, desnaturação e sangramento em seu sentido simbólico. Interessa ver como histórias de violência numa estrutura machista podem ser reescritas tendo como elemento mediador a imagem.
3. Projeto de pesquisa do Professor Visitante no PPGCOM:
a) A Fotografia e seus Duplos (na era da migração global das imagens)
Maurício Lissovski (Pesquisador 2 – Bolsista Produtividade CNPq)
A Fotografia e seus duplos assume que a condição da imagem fotográfica do século XXI, marcada pelo advento e ampla difusão do digital, coloca problemas que iluminam não apenas a produção atual como permitem reler boa parte da tradição e da história das imagens técnicas. O tema do duplo é aqui considerado como estratégico, pois acreditamos que por intermédio da mise-en-scène dos duplos (de duplos das mais variadas naturezas) a fotografia (e, por evidente, os fotógrafos) elaboraram um pensamento a respeito de seu próprio meio. Um pensamento que não exclui sua dimensão inconsciente e que se orienta antes pela expressão daquilo que uma fotografia promete do que por aquilo que ela efetivamente realiza. A metodologia utilizada será, basicamente, a da iconologia warburgiana, mais adequada à observação do trânsito das imagens (de uma mídia a outra, de um tempo a outro, de um lugar a outro). Por intermédio de seu movimento, que o jogo dos duplos permite entrever, pretende-se surpreender as promessas latentes e as potências da fotografia que conformam o destino das imagens na contemporaneidade. O método iconológico distingue-se dos procedimentos iconográficos e historiográficos mais usuais por renunciar aos modelos metonímicos (subordinados ao tempo e ao espaço). Não é indutivo (inferido dos fatos), nem baseado na dedução a partir de leis universais. Como sugere Agamben, é necessariamente paradigmático - tal como foi paradigmática a fotografia para a epistemologia da história em Benjamin, e a impressão, para Didi-Huberman. Pois o paradigma não é um atributo ou parte de um fenômeno, mas, desde Platão, uma “relação” entre sensível e mental: “A relação paradigmática não se dá tão somente entre objetos singulares sensíveis, nem entre estes e uma regra geral, mas sim, antes de tudo, entre singularidade (que se torna assim paradigma) e sua apresentação (quer dizer, sua inteligibilidade)”. (AGAMBEN 2009, p. 32) A investigação em torno dos duplos fotográficos não faz a história de um tema iconográfico em particular, pois nenhuma imagem tem precedência sobre as demais. Tal como nas fórmulas páticas de Warburg, é impossível distinguir nelas entre criação e performance, entre original e cópia. pois são “híbridos de arquétipo e fenômeno”, de “primeira vez” e “repetição”. (AGAMBEN 2009, p. 39). Neste sentido, o método iconológico, baseado na semelhança, é um caminho privilegiado para se entender o que “querem”, o que “fazem” e o que “sonham” as imagens.
4. Projetos de pesquisa com financiamento de agência de fomento no PPGCOM:
a) Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
(Financiamento CAPES / PROCAD)
Qual o papel da cultura musical e audiovisual na construção de um imaginário urbano, suburbano, cosmopolita, periférico, translocal e/ ou virtual? De que maneira o espaço urbano se reconfigura a partir de um imaginário produzido por canções, filmes, videoclipes, trilhas sonoras e demais produtos sonoros e/ou audiovisuais? Nos debates sobre música e cultura audiovisual, noções ligadas a lugar, espaço e territorialidades são constantemente acionadas. Seja para atrelar determinada prática musical a um sentimento de identidade local ou regional; seja para delimitar espaços simbólicos de circulação de gêneros; seja ainda para referir-se a ambientes virtuais tais como redes sociais e plataformas musicais, a noção de que canções, filmes, novelas, videoclipes, circulam (ou se reconfiguram) em lugares ou espaços definidos - físicos, simbólicos, afetivos, virtuais - é recorrente. Além disto, estes produtos midiáticos estabelecem com o espaço urbano uma via de mão dupla: por um lado, bairros e/ou cidades inspiram compositores, diretores, e criadores do campo musical e audiovisual; por outro lado, letras de músicas, filmes ou mesmo um gênero podem ressignificar o imaginário sobre uma cidade ou país. Desta maneira, a articulação entre a produção e consumo sonoro e imagético e as metáforas espaciais abrange uma ampla gama de ideias que cercam as práticas culturais e sua distribuição midiática. Tal como apontado por Steven Connor (2000), este projeto parte da premissa de que as paisagens midiáticas construídas através da música e do audiovisual constroem novos mapas urbanos e que com grande recorrência os espaços fragmentários das cidades contemporâneas são reconfigurados por estes produtos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor - seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações. Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audiovisuais.
Equipes de pesquisa:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Simone Pereira de Sá (Coordenadora geral)
Fernando Resende
Beatriz Polivanov
Felipe Trotta
Marco Antonio Roxo
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Jeder Janotti Jr. (Coordenador local)
Angela Prysthon
Rodrigo Octavio D'Azevedo Carreiro
Thiago Soares
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Adriana Amaral (Coordenadora local)
Ronaldo Cesar Hehn
Ana Paula da Rosa
Gustavo Fischer
b) Música Pop Periférica na América Latina: Análise Comparativa dos Contextos Brasil e Argentina
(Financiamento Universal/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq)
A pesquisa visa realizar um estudo comparativo dos gêneros musical música brega (Brasil) e cumbia villera (Argentina) partindo da hipótese de que a atividade musical exercida por sujeitos moradores das periferias de metrópoles latino-americana reivindicam cidadanias bastardas e parciais (RINCÓN, 2016) que operam sobre a lógica da visibilidade, do estigma e das tensões sociais. A investigação pretende avançar no debate sobre as músicas pop periféricas (SÁ, 2017) e seus contextos midiáticos em rede através de plataformas como o YouTube reconhecendo a existência de práticas, poéticas e sensibilidades que tanto se aproximam quanto se diferenciam entre Brasil e Argentina. A perspectiva é esboçar quadros complexos sobre as relações entre mídia, música pop e cidadania em contextos de alta visibilidade. Delimita-se dois contextos de investigação: as cenas musicais das cidades de Recife, no Brasil (referente à música brega) e de Buenos Aires, na Argentina (referente à cumbia villera). Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, realizada nos dois contextos, a partir de ida a festas e entrevistas com DJs e artistas que apresentam dimensões performáticas a serem analisadas nos videoclipes de emblemáticos artistas destas cenas musicais. A perspectiva é explorar a produtividade da noção de "Rede de Música Pop Periférica", enquanto "categoria conceitual e política que remete às disputas simbólicas que envolvem a visibilidade de gêneros musicais historicamente estigmatizados no Brasil, discutindo suas potencialidades e limites". (SÁ, 2017, p.1) Reconhecer analogias históricas e estéticas entre fenômenos musicais no âmbito Brasil-Argentina significa conectar sensibilidades periféricas do Sul global (SANTOS, 2010) propondo o entendimento de que práticas musicais e midiáticas são sintomáticas na formação de sensos identitários nacionais à margem da "grande narrativa" sobre Brasil e Argentina. Pensar a música brega e a cumbia villera de forma conjunta e disruptiva significa reconhecer a disputa pela noção de identidade nacional que se forma nas margens de gêneros musicais hegemônicos, nas suas condições de classe, gênero e raça e manifestações em experiências no campo da música e da mídia.
Equipes de Pesquisa:
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil
Thiago Soares (Coordenador geral)
Universidade Paulista (Unip) – Brasil
Simone Luci Pereira
Universidad de Buenos Aires (UBA) - Argentina
Mercedes Liska
Malbina Silva
Este documento apresenta o planejamento estratégico do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco para os anos de 2023 e 2024, elaborado pela Comissão de Planejamento Estratégico. Tal planejamento evidencia o mapeamento e conhecimento da realidade atual do Programa, identificando as mudanças necessárias e fornecendo uma orientação em caráter de sugestão para as ações e iniciativas a serem implementadas nos próximos dois anos. O documento serve de instrumento norteador de ações e iniciativas que serão realizadas ou iniciadas no biênio seguinte – 2025 e 2026.
Leia aqui o documento completo.
Centro de Artes e Comunicação
Av. Prof. Moraes Rego, s/n Cidade Universitária - CEP 50670-901 Recife - Pernambuco - Brasil
secretaria.ppgcom@ufpe.br (81) 2126-8960