Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa

Linha 1: Inovação e Cultura na Gestão dos Negócios Locais

 

Esta linha tem por objetivo desenvolver um campo de investigação de caráter multidisciplinar que explora os aspectos de inovação e cultura na prática produtiva e social das organizações locais por meio de pesquisas focadas na suas diversidades e contradições. Nesse sentido, pretende-se promover reflexões e intervenções junto aos sistemas de gestão das pequenas, médias e grandes empresas instaladas na região, seja na perspectiva da inovação, da gestão de novos negócios, de arranjos produtivos locais, das redes de empresas, dos aspectos financeiros e das relações de trabalho. Essa abordagem mais ampla convoca a produção científica que leva em conta as particularidades sociais, históricas e culturais do fazer gerencial, enaltecendo, dessa forma, o contexto em que estes ocorrem.

Eixos Temáticos

Docentes da Linha 1:

Denise Clementino de Souza

Eliana Andréa Severo

Elisabeth Cavalcante dos Santos

Jaqueline Guimarães Santos

José Lindenberg Julião Xavier Filho

Julio Cesar Ferro de Guimarães

Marcele Elise Fontana

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes

Sueli Menelau de Novais        

 

 

Linha 2: Consumo e Marketing nos Arranjos Produtivos Locais

 

O consumo e o marketing apresentam um importante papel na compreensão da sociedade contemporânea, principalmente quando se busca analisar as relações de consumo em regiões com elevado contexto idiossincrático. Com os estudos dos consumidores e das práticas mercadológicas dos arranjos produtivos locais é possível identificar pontos convergentes entre as organizações e os indivíduos para troca de benefícios mútuos. Esta linha tem o objetivo de analisar o comportamento do consumidor, as estratégias de marketing das empresas locais e os aspectos inerentes a cultura do consumo, tais como as práticas produtivas, políticas, participativas e processos de subjetivação do consumidor de processos culturais específicos. Além disso, a linha também buscará o desenvolvimento de pesquisas que contemplem aspectos relacionados ao bem-estar do consumidor e o consumo sustentável para a região

Eixos Temáticos

Docentes da Linha 2:

Anderson Gomes de Souza

Anderson Tiago Peixoto Gonçalves

Cristiane Salomé Ribeiro Costa

Elielson Oliveira Damascena

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa

Karina da Silva Carvalho Mikosz

Marconi Freitas da Costa

Marianny Jessica de Brito Silva

Nelsio Rodrigues de Abreu

Rodrigo César Tavares Cavalcanti