Grade Curricular Grade Curricular

Estrutura Curricular do PROFBio-CAV-UFPE em PDF (versão atualizada)

Ementas das disciplinas obrigatórias

Ementas das disciplinas eletivas

Catálogo das disciplinas disponibilizado no site da nacional

Tabela de conversão de nota em conceito

ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU

 

(Por área de concentração - baseada na Res. nº 10/2008 do CCEPE/UFPE)

 

PROGRAMA:

ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO

 
           
 

Programa em Rede/Associação:

REDE

     

CENTRO:

ACADÊMICO DE VITÓRIA

 

NÍVEL:

MESTRADO PROFISSIONAL

 
     

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 

1

Ensino de Biologia

 

2

   

3

   

LINHAS DE PESQUISA (listar todas):

 

1

Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia

 

2

Organização e Funcionamento dos organismos

 

3

Origem da Vida, Evolução, Ecologia e Biodiversidade

 
           

PERÍODO DE VIGÊNCIA: para alunos MATRICULADOS a partir de

2017.2

 
           

CRÉDITOS DO CURSO

   

(conforme Regimento do Programa)

   
     

CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

 

OBRIGATÓRIOS

ELETIVOS

OUTROS (fazer referência ao Regimento)

TOTAL GERAL

 

30

6

 

36

 
           

COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

 

CÓDIGO

NOME

CARGA HORÁRIA

NÚMERO DE CRÉDITOS

TIPO DE COMPONENTE

 

PBIO901

Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 1 / Aplicação e avaliação de atividades em sala de aula 1

120

8

Disciplina

 

PBIO902

Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 2 / Aplicação e avaliação de atividades em sala de aula 2

120

8

Disciplina

 

PBIO903

Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 3 / Aplicação e avaliação de atividades em sala de aula 3

120

8

Disciplina

 

PBIO904

Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

30

2

Disciplina

 

PBIO905

Metodologia da Pesquisa

30

2

Disciplina

 

PBIO906

Tópicos Especiais no Ensino de Biologia I

30

2

Tópicos Especiais

 

COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS

 

CÓDIGO

NOME

CARGA HORÁRIA

NÚMERO DE CRÉDITOS

TIPO DE COMPONENTE

 

PBIO907

Práticas e/ou estratégias alternativas de ensino e aprendizagem de Biologia

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO908

Temas atuais e ensino de Bioquímica

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO909

Temas atuais e ensino de Biologia celular, tecidual e do desenvolvimento

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO910

Temas atuais e ensino de Anatomia e Fisiologia

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO911

Temas atuais e ensino de Genética e Evolução

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO912

Temas atuais e ensino de Microbiologia

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO913

Temas atuais e ensino de Parasitologia

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO914

Temas atuais e ensino de Imunologia

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO915

Temas atuais e ensino de Zoologia

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO916

Temas atuais e ensino de Biologia Vegetal

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO917

Temas atuais e ensino de Ecologia e Educação Ambiental

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO918

Temas atuais em Biotecnologia e Bioinformática

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO919

Temas atuais em Educação e Saúde

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO920

Temas socioambientais e culturais

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO921

Tópicos especiais em Biologia I

15

1

Tópicos Especiais

 

PBIO922

Tópicos especiais em Biologia II

30

2

Tópicos Especiais

 

PBIO923

Tópicos especiais no ensino de Biologia II

15

1

Tópicos Especiais

 

PBIO924

Tópicos especiais no ensino de Biologia III

30

2

Tópicos Especiais

 
           

OUTRAS EXIGÊNCIAS REGIMENTAIS

 

POSSIBILIDADE DE APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DO MESTRADO PARA O DOUTORADO: [ ] SIM [ ] NÃO [X] NÃO SE APLICA

Quantidade:

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO PRÉ-BANCA: [X] SIM [ ] NÃO

 

PRAZO MÁXIMO PARA ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO/TESE: [X] SIM [ ] NÃO

até

60 dias

 

OBRIGATORIEDADE DE ARTIGO: [ ] SIM [X] NÃO

 

em caso positivo: [ ] SUBMISSÃO [ ] ACEITAÇÃO [ ] PUBLICAÇÃO

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS: [ ] SIM [X] NÃO

 

OUTRAS EXIGÊNCIAS: O resultado do Trabalho de Conclusão de Mestrado deverá ser divulgado sob a forma de artigos, em periódicos da área ou em anais de reuniões técnicas e científicas, de livros e capítulos de livros ou de outras formas de divulgação reconhecidas pela respectiva área do conhecimento.

 
   
   
             
             

EM, ____/____/____ _______________________________ ______________________________

     

Secretário(a) do Curso

     

Coordenador(a) do Curso

     
             
             

* Retificação. Tornando sem efeito a estrutura curricular publicada no B.O. da UFPE nº 033 ESPECIAL de 16 de abril de 2019.