Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
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- O Programa
- Área de Concentração
- Linhas de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Estrutura Curricular e Ementas
- Regimento Interno, Normativas Internas e Legislação
- Docentes
- Discentes
- Egressos
- Infraestrutura
- Interlocuções, Interfaces, Inovação, Formação e Impacto/Inserção Social
- Bolsas
- Estágio Docência
- Internacionalização e Intercâmbio
- Produção Acadêmico-Científica
- Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos, Documentos, Formulários e Requerimento On-line
- Links
Notícias Notícias
Bolsas
Bolsas
As bolsas de pós-graduação são uma forma de incentivo oferecida pelas agências de fomento (CAPES, CNPq, FACEPE, entre outros) para que os alunos possam se dedicar expressivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa. No âmbito do programa, a bolsa é considerada um incentivo ao incremento da produtividade e das atividades acadêmicas regulares e complementares. Logo, espera-se que o aluno bolsista: I. Se engaje efetivamente atividades regulares ou complementares promovidas ou realizadas pelo PPG; II. Tenha um ótimo desempenho acadêmico em todas as disciplinas oferecidas pelo PPG; e, III. Converta seus esforços de pesquisa em itens de produção científica, tais como, resumos de trabalhos apresentados em congressos, livros e capítulos de livros, artigos, patentes, entre outros.
Há bolsas que são concedidas ao PPG (tradicionalmente pela CAPES/DS e CNPq), que as aloca aos alunos segundo critérios das agências e internos ao PPG. Há outras bolsas que são oferecidas por edital (tradicionalmente oferecidas pela FACEPE), para as quais os alunos têm que concorrer, submetendo-se às exigências diretas da agência financiadora. Há ainda bolsas que são concedidas a alunos estrangeiros, que tenham interesse em realizar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Nesses casos, o aluno também aplica sua candidatura diretamente às agências de fomento, como por exemplo, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) oferecido pela CAPES.
. Para saber mais sobre os critérios de concessão e manutenção de bolsas concedidas ao Programa (Normativa Interna 09/2020), clique aqui.
. Para baixar a Portaria Conjunta da CAPES/CNPq 01/2010 sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício, clique aqui.
Outras oportunidades de bolsas (acessar ufpe.br/propg/bolsas):
- para Doutorandos regularmente matriculados no PPG que desejem realizar estágio no exterior de pesquisa no exterior (PDSE)
- para Doutores que queiram realizar estágio pós-doutoral no PPG (PNPD)
Estágio Docência
Estágio Docência
O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultada aos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. Instituído em novembro de 1999 pelo então Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (CCEPE), o estágio é realizado mediante desempenho de atividades de ensino na educação básica e na educação superior de graduação da UFPE.
DOCUMENTOS
Intercâmbio e Internacionalização
Intercâmbio e Internacionalização
PDSE 2021 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior/Capes
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes visa o apoio à internacionalização das universidades brasileiras por meio da concessão de bolsas para realização de estágio no exterior. Podem concorrer às bolsas da edição 2020-2021 do PDSE os cursos de doutorado acadêmico da UFPE avaliados com nota 4 ou superior na avaliação quadrienal da Capes em 2017. As bolsas terão duração de de 4 a 6 meses, com início das atividades no exterior entre julho e setembro de 2021.
Documentos relacionados:
. Portaria Capes nº 289/2018 - Regulamento para Bolsas no Exterior
. Plano de Internacionalização da UFPE
. Resultado FINAL do último Edital lançado (Lista de aprovados + lista de espera)
Produção Científica
Produção Científica
DISSERTAÇÕES E TESES CONCLUÍDAS
As dissertações e teses (a partir de 2002) estão disponíveis no:
. repositório institucional da UFPE
. Plataforma Sucupira - Programa: Psicologia Cognitiva - Teses e Dissertações
PRODUÇÃO BIBIOGRÁFICA
. Plataforma Sucupira - Programa: Psicologia Cognitiva - Produção Bibliográfica
PATENTES DEPOSITADAS
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Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos
Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos
Reforma Curricular 2020
(Estruturas Curriculares dos Cursos de Mestrado e Doutorado e Ementas das Disciplinas)
- Estrutura Curricular do Mestrado
- Estrutura Curricular do Doutorado
- Quadro-síntese das Estruturas Curriculares (ME/DO)
- Ementas e Bibliografia Básica das Disciplinas com a Reforma Curricular
- Equivalência e Aproveitamento de Disciplinas (Ingressantes no Doutorado Egressos do Mestrado em Psicologia Cognitiva)
- Aproveitamento de Disciplinas (Alunos Regulares de Mestrado ou Doutorado que cursaram Disciplinas Isoladas
Regimento Interno (stricto sensu)
- Regimento Interno 2020
Normativas Internas (stricto sensu)
- 01/2019
- 01/2020
- 02/2020
- 03/2020
- 04/2020
- 05/2020
- 06/2020
Expedição de Diploma (Procedimentos e Documentos)
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Depósito da Versão Final do Trabalho de Conclusão – Dissertação/Tese (Procedimentos e Documentos)
- Formulário de requerimento para autorização do depósito de teses e dissertações na biblioteca central após o prazo estipulado
- Formulário de requerimento para autorização de alteração no texto já depositado na biblioteca central
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Defesa de Dissertação/Tese (Procedimentos e Documentos)
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Processo de Aprovação de Banca Examinadora (Procedimentos e Documentos)
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Qualificação de Mestrado/Doutorado (Procedimentos e Documentos)
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Estágio Docência (Procedimentos e Documentos)
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Homologação de Tema de Pesquisa (Procedimentos e Documentos)
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Alocação e Manutenção de Bolsas (Procedimentos e Documentos)
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Diversos
- Formulário de requerimento para utilização do nome social
- Programa para a Participação de Alunos Estrangeiros em PPGs da UFPE
- Termo de Compromisso de Estágio de Pós-Graduação para Aluno Estrangeiro
- Ficha para Expedição de Declaração de Estágio de Pós-Doutorado na UFPE
- Resolução 3/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) - Dispõe sobre a criação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UFPE) dos Programas de Pós-Graduação da UFPE
- Atualizações:
Documentos e Formulários
Documentos e Formulários
Requerimento On-line
Requerimento On-line
Regimento, Normas e Legislação
Regimento, Normas e Legislação
Regimento Interno e Estruturas Curriculares (ME/DO) 2020
Regimento Interno 2018
Normativa Interna 09.2020 - Bolsas
Normativa Interna 08.2020 - Qualificaçãoes
Normativa Interna 07.2020 - Defesas à Distância
Normativa Interna 06.2020 - Eletivas Doutorado
Normativa Interna 05.2020 - Linhas de Pesquisa
Normativa Interna 04.2020 - Disciplinas Avançadas
Normativa Interna 03.2020 - Pré-requisitos
Normativa Interna 02.2020 - Qualificações (REVOGADA)
Normativa Interna 01.2019 - Reuniões por e-mail
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Área de Concentração
- Psicologia Cognitiva
Linhas de Pesquisa (alunos com ingresso a partir 2020)
- Processos Cognitivos Básicos e Complexos
Estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos básicos e complexos. A proposta da linha de pesquisa é examinar como ocorrem, se desenvolvem e se inter-relacionam os processos psicológicos subjacentes à produção do conhecimento humano, bem como construir modelos teórico-metodológicos. Os estudos envolvem o uso e o desenvolvimento de ferramentas de análise tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. Essa produção é investigada a partir de uma visão do ser humano como sistema biopsicossocial. São tratados temas como: tomada de decisão, linguagem, consciência, autoconsciência, imagem mental, raciocínio lógico-matemático, argumentação informal, aprendizagem, inteligência emocional, cognição social, habilidades socioemocionais, formação de conceitos, emoções, mecanismos neuropsicológicos e neurocognitivos, memória e inteligência.
- Cultura e Cognição
Estudos sobre a relação da cognição e da afetividade com a cultura concebida em duas vertentes: (i) a que aborda a cultura como condição na qual o ser humano existe enquanto processo holístico de mudança no tempo irreversível, sendo investigada em termos de processos culturais-semióticos constitutivos do sujeito e do ambiente numa dinâmica bidirecional em que as polaridades não existem uma sem a outra; (ii) a que investiga as influências dos fatores culturais nos processos cognitivos, a partir das similaridades e das dissimilaridades dos mecanismos sociocognitivos para a compreensão de sistemas conceituais no contexto cultural. Ambas as vertentes procuram construir modelagens teórico-metodológicas sobre sujeito, cognição e cultura. Na primeira vertente são tratados temas como: rememoração, imaginação, aprendizagem e suas articulações, processos criativos, estética como processo psicológico, rupturas-transições nas trajetórias de vida, construção semiótica de sentidos e significados, a constituição do self dialógico. Na segunda vertente são tratados temas como: representações sociais, self e processos culturais sobre morte, religião e misticismo, modelos de self, transculturalidade, hipercultura, concepções culturais de ambiente e violência.
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Linhas de Pesquisa (alunos com ingresso até 2019)
- Desenvolvimento Cognitivo
Estudos sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático, científico e da argumentação informal.
- Comunicação Oral e Escrita
Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da linguagem, da leitura e da escrita.
- Cultura e Cognição
Estudos sobre elementos culturais e suas relações com o desenvolvimento do raciocínio matemático, científico e da linguagem.
- Educação Matemática e Científica
Estudos sobre o desenvolvimento de conceitos em domínios específicos da matemática e das ciências.
O PPG em Psicologia Cognitiva conta com laboratórios, grupos e núcleos de pesquisas que estão relacionados com as linhas de pesquisa do PPG, buscando a formação de pesquisadores em diferentes níveis (da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado) que voltam-se para diversas modalidades de atuação:
- Construção de modelos teóricos- metodológicos para analisar, compreender e explicar os fenômenos e processos psicológicos.
- Exploração de novas tecnologias na investigação e na análise de dados em psicologia e outras áreas do conhecimento, fomentando a transferência de conhecimentos entre a Sociedade e a Universidade.
- Organização de simpósios e mesas-redondas em eventos científicos no país em parceria com pesquisadores de centros de pesquisa que fazem intercâmbio.
- Acolhimento de visitantes para ministrar palestras, participar de bancas defesa de mestrado e doutorado.
- Organizar pesquisas em rede envolvendo pesquisadores nacionais e internaionais
- Elaboração de publicações (artigos científicos, capítulos e livros) com participação dos docentes e discentes da PPG, bem como de outros pesquisadores de outros centros de pesquisa do país e/ou do exterior com os quais cada grupo mantém intercâmbio.
Ressalta-se que a maioria dos laboratórios, grupos e núcleos de pesquisa conta com a participação voluntária de um ou mais estudantes do Curso de Graduação de Psicologia, Pedagogia e Matemática da UFPE, que a eles se vinculam a partir da matrícula em componentes curriculares do curso de graduação voltados para a formação em pesquisa dos estudantes.
Os laboratórios, grupos e núcleos de pesquisas núcleos que compõem a PPG em Psicologia Cognitiva são descritos a seguir em ordem alfabética.
Grupo de Pesquisa Linguagem Leitura e Letramento/GEPELLL (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2007), vinculado à linha de pesquisa Comunicação Oral e Escrita. De natureza interdisciplinar, o GEPELL tem por objetivos principais desenvolver pesquisas na área de linguagem em diferentes modalidades e semioses, nos níveis básico e superior de ensino, contemplando diferentes situações de comunicação, bem como promover ações relacionadas à formação de professores. Além das líderes, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira (PPGPsicologia Cognitiva/UFPE) e Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (UEPB), o Grupo conta com a participação de mais sete pesquisadoras com áreas de atuação diversas, tais como a docência em instituições do estado de Pernambuco e dos municípios do Recife e de Escada e estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC. O Grupo está cadastrado na Universidade Federal da Paraíba, em caráter de solidariedade entre as instituições.
Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS) (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2011). Tem como missão desenvolver pesquisas que contribuam para um maior esclarecimento científico e interdisciplinar da Subjetividade Humana, Self e processos molares da cognição self-relacionados como Autoconsciência e Consciência e uma gama pouco explorada de processos de alta ordem (high order) com enfoque das Ciências Cognitivas, em geral, e Psicologia Cognitiva, em particular, num diálogo permanente com outros saberes relacionados ao Mental, como a Filosofia da Mente e Psicanálise, visando estender a compreensão psicológica do amplo espectro dos Estados da Mente e da Realidade para margens mais distantes que as usualmente cobertas pelo mainstream da Teoria Psicológica e Cognitiva. Além dos líderes Alexsandro Medeiros do Nascimento e Antônio Roazzi (PPG-Cognitiva), o laboratório é constituído por pesquisadores membros, sendo um pesquisador-senior (Prof. Bruno Campello de Souza, Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPAD / UFPE e estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Laboratório de Estudos da Imaginação – Eikasia (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2017). O mais recente grupo de pesquisa do PPG em Psicologia Cognitiva inaugura no programa uma discussão focada no tema da imaginação dentro da linha Cultura & Cognição. O estudo dos processos imaginativos oportuniza reflexões sobre a ação humana de planejar, de criar objetivos, de construir um futuro, tanto para ações cotidianas mais simples, como para ações que envolvem mudanças de comportamentos coletivos de transformação social. A missão é buscar compreender como os seres humanos desenvolvem atos imaginativos numa perspectiva semiótico cultural e, por outro lado, identificar o que diferentes grupos imaginam em relação a cenários diversos como a saúde e a educação. O grupo de pesquisa iniciou, em 2017, um diálogo com o prof. Luca Tateo, da Universidade de Aalborg, especialista na discussão sobre imaginação e hoje tem como participantes as pesquisadoras as professoras Mirele Moutinho (UPE), Euda Kaliani Rocha (UFPE) e estudantes de graduação, mestrando e doutorando.
Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais/LabCCom (anteriormente denominado Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância/LabCom). Oficialmente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2008, funcionando de forma sistemática e ininterrupta na UFPE desde 1989, destacando-se em sua atuação o estudo do processo de desenvolvimento da comunicação mãe-bebê com bebês apresentando desenvolvimento típico e atípico (síndrome Down, déficit auditivo, crianças autistas). Dentre as contribuições teórico-metodológicas destaca-se a construção de um modelo (Modelo EEA) para analisar e compreender o processo de desenvolvimento da comunicação e da emergência do "self" no início da vida. Ao longo dos anos, surgiram novas linhas de pesquisa: a "construção cultural da significação" e a "comunicação e mudança em psicoterapia". Nos últimos anos, particularmente desde 2012, cresceu o interesse pelo estudo do desenvolvimento humano na cultura (evidenciado pela mudança do nome do Laboratório), através de dissertações/teses e trabalhos científicos nessa vertente, incentivando a linha de pesquisa construção cultural da significação. O aumento do intercâmbio com o Centro em Psicologia Cultural da Universidade de Aalborg (AAU) na Dinamarca – com a qual a UFPE estabeleceu um acordo de colaboração – está fazendo do LabCCom um núcleo de pesquisas e possíveis aplicações que se volta sobretudo para o estudo da memória, compreendida como processo de construção de significados visando a adaptação humana no presente com vistas ao futuro que está por vir. Estão vinculadas ao LabCCom estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Núcleo de Pesquisa da Argumentação/NupArg (fundado em 1994, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2004). O NupArg se destaca como grupo de pesquisa pioneiro, no Brasil, no estudo das relações entre argumentação e cognição, com trabalhos voltados especialmente para as relações entra argumentação, aprendizagem e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. No funcionamento do NupArg se destacam: [1] As propostas teórico-metodológicas elaboradas no NupArg, que têm servido de referência para pesquisadores da argumentação no Brasil e no exterior, o que tem resultado na manutenção de intercâmbios duradouros com universidades brasileiras (UNESP, UNIFESP, UNICAMP) e latinas (Centro de Estudios de la Argumentación y el Razonamiento/CEAR, Universidad Diego Portales; Universidad Alberto Hurtado; Pontifícia Universidad Católica de Chile-Santiago, todas no Chile; UNIVALLE, Universidad de Antioquia, ambas na Colômbia, bem como na atração, para o NupArg, de estudantes para estágios de curta duração; cumprimento de programa integral de mestrado/doutorado e estágio pos-doutoral; [2] Planejamento e execução de proposta pedagógica, inédita no país, voltada para o desenvolvimento de competências crítico-argumentativas integrada ao curso de graduação em psicologia da UFPE, proposta essa testada (piloto) em 2011 e 2012 e incorporada como componente obrigatório do currículo do curso a partir de 2013 e até os dias atuais. [3] Manutenção de Banco de Dados com videogravações de argumentação em sala de aula (ensinos fundamental, médio, superior) e de argumentação infantil em situações naturais, com disponibilização de acesso a pesquisadores que o solicitem. Além da coordenadora (Profa. Selma Leitão, PPG-Psicologia Cognitiva), o NupArg é constituído por pesquisadoras dos departamentos de Educação da UFPE e UFRPE, pesquisadoras-associadas, de instituições fora do estado e/ou do país (Universidad Alberto Hurtado, Santiago do Chile; UNICAMP, UFF) e pesquisadores-discentes (graduandos, mestrandos, doutorandos, bolsistas e voluntários de IC).
Para visualizar a página do NUPARG na internet, clique aqui.
Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica/NEAP (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2013). O Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAP), foi criado em 2012 em razão do grande desenvolvimento da área de avaliação psicológica no país e da inexistência de um grupo de pesquisas nessa área na Região Metropolitana de Recife, sendo liderado pelo José Maurício Haas Bueno (PPG-Psicologia Cognitiva) e conta com a participação e estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas de IC.
Centro de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural/CEPEEC. O núcleo de pesquisa, criado em 1998, e coordenado pelos Professores Antonio Roazzi (PPG em Psicologia Cognitiva) e Bruno Campello de Souza (Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPAD/UFPE), foi criado com o objetivo de sistematizar as ações de pesquisa e extensão implementadas pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. Buscou-se constituir um espaço voltado não só para o planejamento e acompanhamento de ações associadas à formação na graduação e pós-graduação, mas, principalmente, à produção de conhecimento decorrente das questões teóricas e metodológicas suscitadas por um modo de fazer pesquisa estruturado. Este modo de fazer pesquisa, aliado às noções de multiprofissionalidade e transdisciplinaridade que atravessam e constituem os diversos campos da psicologia. O objetivo principal do conjunto de investigações proposto por esse laboratório é fornecer evidências empíricas para uma teoria recentemente estabelecida em psicologia cognitiva contemporânea: a teoria da lógica mental. Participam desse centro, também, estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática/NUPPEM (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2006). Coordenado pelas professoras Alina Spinillo e Sintria Lautert, o NUPPEM tem sua existência antes de seu registro no Diretório do CNPq em 2006, a partir das pesquisas e obras desenvolvidas e publicadas no país e no exterior. Tais obras foram escritas por ex-professores do PPG-Cognitiva os quais foram os fundadores de uma linha de pesquisa intitulada Educação Científica e Matemática, linha esta que deu origem ao NUPPEM. A criação do núcleo oficializou uma área do conhecimento inexistente no país: a Psicologia da Educação Matemática. De natureza interdisciplinar, o núcleo tem por objetivo principal desenvolver pesquisas de natureza psicológica sobre conceitos e atividades matemáticas, dentro e fora da escola, com implicações e repercussões para a Educação Matemática. O núcleo contribui para a continuidade e consolidação de intercâmbios com centros de pesquisa no país e no exterior, bem como os pesquisadores do NUPPEM são responsáveis pelos GTs Psicologia da Educação Matemática, na ANPEPP e Processos Cognitivos e Linguísticos, na Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), ambos os GTs são coordenados pela profa. Sintria Lautert; além de organizarem ciclo de palestras e seminários sobre a Psicologia da Educação Matemática, contribuindo para a intersecção entre a Educação, a Educação Matemática, a Matemática e a Psicologia. Esses seminários são anualmente oferecidos, abertos ao público, e a cada ano abordam temas atuais e relevantes para a área, associando teoria psicológica, pesquisa e aplicação educacional. O núcleo, por meio de seus membros, participa de ações em programas institucionais de grande impacto social promovidos pelo MEC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa e a Análise do livro didático - PNLD) e na organização de eventos científicos no país, tendo, ainda, organizado e participado de livros publicados nacionalmente. Disciplinas eletivas do PPG- Psicologia Cognitiva estão tematicamente associadas ao núcleo, sendo ministradas por seus membros, contribuindo com a formação de recursos humanos a nível pós-graduação. O NUPPEM conta com 14 pesquisadores de instituições diversas do Brasil e uma professora da Universidade de Lyon, na França, estudante pós-doutorado, graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Para visualizar a página do NUPPEM na internet, clique aqui.
Laboratório de estudos da Dialogia, Experiência Estética e Criatividade/DEC (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2014). Liderado pela Professora Dra. Marina Assis Pinheiro. As pesquisas do DEC pretendem expandir a compreensão e modelização das diferentes formas da gênese criativa na relação eu-outro-mundo através da análise dialógica. Um dos principais desafios do estudo da criatividade é o de efetivamente elaborar uma compreensão sobre sua dimensão estético-holística, afetivo-cognitiva e, especialmente, intersubjetiva. Além de diversas publicações, o laboratório já realizou dois cursos de extensão sendo o mais recente no Instituto de Psicologia da USP, com adesão de estudantes e profissionais das mais diversas áreas. O DEC também desenvolve pesquisas de enfrentamento à pandemia (inserida no Observatório UFPE), sendo a mais recente voltada para a criatividade no cotidiano íntimo do confinamento. Este estudo foi realizado em parceria com o LECCORPO coordenado pela professora Roberta Mélo (UNIVASF). O laboratório também compõe a rede internacional de pesquisadores que investigam a possibilidade humana na relação indivíduo-cultura https://possibilitystudies.org/.
Visite o Instagram do DEC: https://www.instagram.com/dec.ufpe/
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de PsicologiaSecretaria do Programa de Pós Graduação em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) – Av. da Arquitetura s/n – 8º Andar – Cidade Universitária – Recife – PE – CEP: 50740-550
ppgcognitiva.sec@ufpe.br (81)2126-7330