Guias e Manuais Guias e Manuais
O Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, disponibiliza um "Guia de Boas Práticas para atuação em Redes Sociais". A Universidade Federal de Pernambuco adota essas orientações na condução de todas as suas redes. O documento pode ser acessado neste link.
O guia borda questões sobre o tipo de conteúdo, interação com usuários e gestão de crises. Cabe destacar alguns pontos importantes, adaptados à realidade institucional da UFPE:
- Não enaltecer as pessoas públicas que ocupam cargos públicos, por meio de textos, fotos e declarações personalistas;
- Postagens que mencionam servidores em função designada (pro-reitores, superintendentes, diretores, coordenadores) devem seguir e acompanhar o contexto de uma agenda institucional com plena atenção na agenda e não na pessoalidade, e devem ser acompanhadas da marcação dos perfis institucionais.
- O agente da ação é SEMPRE a Universidade Federal de Pernambuco e não o setor administrativo. Por exemplo:
[ correto ] - A UFPE lança, através da pro-reitoria, o programa de bolsas
[ errado ] - A pro-reitoria lança o programa de bolsas
- Não bloquear contas de pessoas, instituições, empresas etc., mesmo que manifestem opiniões críticas à instituição, garantindo que todas as pessoas tenham o direito à manifestação de sua opinião e deixando o diálogo aberto. No caso de agressões, discurso de ódio ou disseminação de comprovada fake news, é possível denunciar e/ou apagar o comentário.
- Não realizar compartilhamentos e colaborações (“collabs”) entre contas de perfis pessoais de servidores públicos.
- Não permitir que eventual mídia paga seja veiculada em perfis pessoais de autoridades;
- Não contratar mídia paga com peças focadas na figura de autoridades / servidores em função designada.
- Não contratar impulsionamento de redes ou publicidade diretamente com pessoas (“influencers”). Toda ação com influenciadores deve ser alinhada com a Supercom.
- Não focar a informação visual e textual do post apenas no papel da autoridade. Mesclar imagens de população, participantes dos eventos e da comunidade acadêmica.
- Manter as redes de setores abertas para comentários, garantindo a livre expressão.
São notícias nos canais de comunicação oficiais da UFPE:
• Programas, ações e projetos institucionais de fomento ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação da UFPE;
• Divulgação científica de pesquisas e produção acadêmica da Universidade;
• Assuntos administrativos e da gestão da instituição, quando houver relevância para a comunidade acadêmica e a sociedade;
• Eventos institucionais e culturais realizados, promovidos ou apoiados pela UFPE;
• Seleções para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação e no Colégio de Aplicação (CAp);
• Ações de assistência estudantil;
• Concursos públicos para o quadro efetivo de professores e técnicos administrativos, bem como seleções simplificadas para professores substitutos;
• Campanhas institucionais e ações desenvolvidas pelas unidades da Superintendência de Comunicação (Supercom);
• Premiações e honrarias recebidas pela Universidade e pelos membros da comunidade acadêmica – para estes, desde que vinculadas ao trabalho realizado na instituição e sem caráter de promoção pessoal, publicitária e/ou político-partidária;
• Premiações e honrarias concedidas pela UFPE aos membros da comunidade acadêmica e ao público externo;
• Treinamentos, cursos e ações voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo;
• Campanhas e ações sociais voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo;
• Seleções para vagas de estágio e bolsas na Universidade;
• Oferta de bolsas de estudo e intercâmbio acadêmico;
• Atividades desportivas e culturais da UFPE;
• Parcerias da UFPE com outras instituições ou órgãos públicos;
• Outros assuntos de interesse público.
Não são notícias nos canais de comunicação oficiais da UFPE:
• Eventos, programações e atividades que não tenham a UFPE como participante, organizadora ou parceira;
• Reprodução de conteúdos de terceiros (fotos, textos, vídeos) sem créditos e devida autorização das fontes;
• Fatos que tenham caráter exclusivo de promoção pessoal e/ou profissional de professores, técnicos administrativos e estudantes, sem qualquer vínculo formal com a UFPE, a exemplo de informações vinculadas a projetos de extensão e projetos de pesquisa sem registro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), respectivamente;
• Informes direcionados a público restrito, que podem ser divulgados por outros meios, como por e-mail ou redes sociais específicas, como por exemplo: informe do cancelamento de um dia de aula de uma disciplina, reuniões departamentais ou reuniões intersetoriais;
• Menções a quaisquer atividades que violem as leis;
• Insultos, referências preconceituosas e difamatórias;
• Propagandas ou campanhas publicitárias de grupos ou organizações internas ou externas, incluindo partidos políticos e promoção a candidatos políticos em período de eleição. Salvo a exceção de apoio institucional da UFPE no âmbito de promoção à comunidade acadêmica.
• Defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e memoriais de progressão docente (professor titular);
• Comunicação sindical e de entidades de classe em geral, de categorias de servidores e estudantis • Felicitações de aniversários de servidores e estudantes e por datas comemorativas a profissões;
• Outras situações não previstas nesta lista serão avaliadas pelos profissionais de comunicação da Ascom.
Lembramos que nossos parâmetros sobre o que são ou não são notícias estão em constante avaliação e podem ser atualizados quando necessário.
A Universidade Federal de Pernambuco, através da Superintendência de Comunicação, disponibiliza dois documentos orientadores para produção de peças gráficas que identifiquem setores e atividades institucionais.
O que é Marca: Este guia traz uma explicação concisa e visual sobre como funcionam sistemas visuais do ponto de visuta de identificação de empresas, produtos e ações. Ele explica como funciona o sistema de identidade visual da UFPE, para orientar a comunidade que sinta necessidade de identificar visualmente suas ações.
Manual de Identidade Institucional: O manual de identidade traz, de forma detalhada, o uso do brasão institucional da UFPE. Também orienta o uso correto dos setores constantes no organograma da instituição (Pro-Reitorias, Superintendências, Centros Acadêmicos, Diretorias e Coordenações). No link está disponível também o arquivo digital para uso em softwares de edição.